Esse foi meu trabalho de conclusão do curso de Design (2019), no qual fiz em dupla com Weberson Jesus, orientados pela professora Domitila Carolino (https://www.escavador.com/sobre/724968782/ariane-adriele-de-oliveira-costa-e-weberson-jesus-dos-santos). Nosso objeto de estudo foi o papel do Design em identidades visuais nos Podcasts, e fizemos todo o processo de pesquisa.
Resumindo o projeto:
O objetivo foi desenvolver a identidade visual de um Podcast com conteúdo de entrevistas com atuantes de profissões relativamente novas, diferentes, tecnológicas ou não muito conhecidas.
Fizemos uma vasta pesquisa sobre o mercado de podcast nacional, concorrentes diretos e indiretos, sobre a importância do briefing, branding e público-alvo.
Definimos o conceito da marca, missão/visão/valores, fizemos brainstorms, pesquisamos as tendências de design do momento e fizemos o processo de naming.
Realizamos uma pesquisa quantitativa através do google forms com consumidores de podcast para ter uma base estatística de faixa etária, ocupações, sexo e gostos.
Nos apoiamos muito em pesquisas sobre as gerações (y e z) também e sua relação com as marcas.
Como concorrentes diretos, tivemos: Nerdcast e IconiCast,
Indiretos: Kapapo e MamilosCast.
Nosso público-alvo ficou definido tendo como influência o estilo de consumo da geração Z, foi analisado que os jovens não se identificam mais com o que dizem sobre eles, a geração "Nativos Digitais" tende a ser a mais crítica e racional, segundo a pesquisa.
A seguir veja algumas das perguntas de perfil realizadas através google forms:
Estado civil: +50% são solteiros
Sexo: +60% são homens
Onde moram?
Aqueles que responderam à pesquisa residem em São Paulo, mas, segundo a pesquisa da
ABPod: Por estados, São Paulo concentra 36,6% dos ouvintes, Rio de Janeiro tem 10,8%,
seguido por Minas Gerais, 8% e Paraná, 7%. Entre os que responderam o questionário, 39,7% afirmaram que ouvem podcast há mais de cinco anos e 3,7% há menos de 6 meses. O
smartphone é o device preferido apontado por 92,1% dos ouvintes.
Conceitos da marca: A ideia é passar uma proximidade ao público jovem da geração z, escolhida como nicho a ser trabalhada, além de aplicar tendências de design analisadas, de modo que chame atenção desse público com êxito, ao mesmo tempo transparecendo elementos que demonstrem sobre qual assunto se trata a marca, deixando visualmente
harmônica e amigável.
Painel semântico:
Rafes iniciais:
Cores:
Para escolher as cores, sabendo que o público-alvo é jovem, resolveu-se juntar essa
informação à uma das tendências de design de 2019, que são as cores vibrantes para chamar mais a atenção desse público.
Assinaturas:
Delimitamos informações como área de proteção e redução máxima.
Mockups:
A apresentação do projeto foi um sucesso, tiramos nota 8 e conseguimos nosso sonhado diploma de Designers! :)
Comments